Como Registrar Corretamente um Domínio em 2018 e 2019

Veja as dicas

Muitos falam que a palavra-chave tem que estar no nome. Outros falam que tem que ter vários domínios registrados pra não deixar o concorrente te superar e várias outras crendices por aí. E agora no que acreditar?
Leia abaixo para descobrir.

É realmente necessário ter a palavra-chave no nome do domínio para atingir seu objetivo?

Sucesso para muitos é estar na primeira página do Google ou nas primeiras posições dela. Para que eu consiga estar na primeira página ou nas primeiras posições é necessário ter a palavra-chave no nome do meu domínio? A resposta é não. Por que não? O que conta no domínio é o conteúdo do site e não o nome do domínio em si. Há alguns anos se usava muito essa tática de colocar a palavra-chave no domínio para poder ser ranqueado no Google. Como se começou a abusar desse recurso, o Google mudou o algoritmo dos motores de busca para não levar mais tanto o nome do domínio em consideração e sim o conteúdo dentro do site.

Por que palavras chaves no nome do domínio não é relevante

Bom, agora que você já sabe que a palavra-chave no nome do domínio não é tão importante, veja outros detalhes interessantes sobre registros de domínios.
É preciso ter vários domínios registrados?
Então não precisa escolher o nome do domínio, pode ser qualquer um?
Preciso também registrar o .com?

Conheço empresas que tem vários domínios registrados, eu preciso ter também?

Realmente, se você fizer uma pesquisa na internet você vai encontrar várias situações assim. Por três motivos isso acontecia e ainda acontece, por incrível que pareça.

Primeiro: Acreditava-se que ter domínios diferentes registrados traria tráfego para o site principal. Se registrava o domínio e fazia o redirecionamento para o site principal. A crença era que a pessoa iria fazer a busca por determinada palavra-chave e iria aparecer o link do domínio registrado e quando clicasse iria cair no site principal.

Segundo: Acreditava-se que se registrassem os domínios com as palavras-chaves do seguimento você iria impedir que os concorrentes registrassem, tolhendo assim a atuação deles.

Por que registrar apenas um domínio já está bom

Terceiro: Alguns registravam o domínio achando que alguém iria comprar no futuro porque iria precisar usar muito aquele domínio com determinada palavra-chave.

E você, acredita que em 2018 e 2019 essas táticas de registrar vários domínio são válidas?

A resposta é não! Imagina quanto dinheiro são jogados fora todos os anos por se acreditar assim. Dinheiro gastos com os registros, com a hospedagem dos domínios, fora o tempo perdido administrando tudo isso. As empresas que registram os domínios ou quem os hospeda não vão te falar sobre isso. Lógico eles estão ganhando!

Por que é perda de tempo e dinheiro investir em vários domínios?

Como mencionado no primeiro tópico, ter a palavra-chave no domínio, o que conta hoje em dia, no domínio, é o conteúdo do site. Para um domínio aparecer nas buscas tem que ter um bom conteúdo no site e tem que ter autoridade esse domínio, ou seja, outros sites apontando pra ele. E os sites que apontam também tem que ter autoridade, caso contrário, o domínio vai ser um peixe fora d’água.

Sendo assim, apenas um domínio é necessário para que você consiga alcançar seus objetivos na internet nos nossos dias. Invista seu tempo e recursos para colocar dentro do domínio conteúdo de qualidade e aumentar a autoridade do seu domínio.

Apenas em alguns casos raros se registam mais de um domínio, como nos dois casos abaixo.

A Antarctica que tem o próprio domínio, tem o site da empresa, mas eles criam sites para produtos específicos porque querem dar destaque a eles,  produtos que se tornaram marcas, como Guaraná Antarctica, apenas como exemplo. Nesse caso, o Guaraná Antarctica recebeu um domínio porque ele se tornou uma marca à parte.

Outro exemplo que justifica o registro de mais de um domínio.

A ABR – Academia Brasileira de Reflexologia, que dá cursos presenciais para quem quer se tornar um reflexoterapeuta, resolveu lançar uma loja online para vender produtos para profissionais da área e também no varejo. Não combinaria implantar a loja online de produtos e equipamentos para terapeutas e reflexoterapeutas junto com o site da Academia. O que fez então? Registrou o domínio ABR Loja online. Embora vai levar nome da ABR,  eles criaram uma nova marca, como um novo site e um novo domínio para poder vender produtos online.

Esses são dois exemplos que se justifica o registro de mais de um domínio. Na maioria dos casos, você dever usar apenas um domínio para fazer o teu trabalho e ranquear a tua empresa.

Mas que nome de domínio eu devo usar?

Devo registrar o domínio .com também? Me falaram isso.

Mas, como escolher um nome para meu domínio? Qualquer nome serve se está disponível?

Normalmente você vai no site da empresa que registra o domínio e tenta procurar um nome que estava pensando e descobre que está disponível. Oba, você pensa, e já vai registrando. Esse é o procedimento correto? Não, esse não é o procedimento correto hoje em dia e vou explicar o por quê.

Como mencionado nos tópicos acima: Deve conter a palavra-chave no nome do domínio e Devo registrar vários nomes de domínios, o mais importante de tudo é o conteúdo que o domínio vai carregar. Se você vai prestar um tipo de serviço ou vender um tipo de produto, a sua preocupação primária vai ser estabelecer a sua marca, a marca da sua empresa. É aí que tá o segredo, escolher um nome de domínio que represente bem a sua marca e não o seguimento que você atua ou o tipo de produto que você vende. Esse destaque ao seguimento e ao produto se faz no site e não no nome do domínio. O principal é a sua marca.

Motivos de escolher bem o nome do domínio

Por isso, você deve seguir esses dois passos antes de registrar o domínio. Com toda certeza, isso vai te ajudar bastante.

Primeiro passo: Escolha da marca. Pense primeiro em qual vai ser o nome da tua marcaVocê pode pensar em mais de um nome, fazer um votação com parentes e amigos pra ver qual vai soar melhor. Depois de escolher o nome da marca, faça uma busca no Google para saber se já tem outros usando essa mesma marca. Por exemplo, se outra pessoa já tiver usando esse mesmo nome, vai ser complicado para você montar a sua estrutura web adequada para a sua marca, então teria que pensar em outro nome. Tendo o nome da marca, então, agora você pode ir no site da empresa de registro de domínios e pesquisar pra ver se está disponível. Mas não registre ainda! Veja o segundo passo.

Segundo passo: Verificar se esse domínio já tinha sido usado antes. Por quê? Porque já se passaram décadas de pessoas registrando domínios no Brasil, então fica quase impossível ter um nome que não tenha sido registrado ainda. Pelo fato de muitos terem registrado e depois desistirem do domínio, eles acabam ficando disponíveis. Aí que mora o perigo. Muitos domínios foram registrados para serem usados como spam. Se isso aconteceu com o domínio que você escolheu, ele vai ter dar problemas, porque ele tem a ficha suja na web e não tem como limpar isso. Tá, mas como eu sei se foi feito spam com domínio que quero registrar?

Não é 100% garantido, mas dá pra consultar em um site que armazena os registros dos domínios da internet e dá pra descobrir para que objetivo ele foi usado no passado. O site é este: https://archive.org/web/

Fazendo essa consulta e mesmo que ele tenha sido usado no passado, mas se foi por uma empresa idônea e não foi usado para spam, daí agora você pode registrar sem problemas o seu domínio. Além de registrar o domínio, você pode escolher o serviço de hospedagem adequado para você.  Continue lendo mais informações importantes.

Devo registrar o domínio .com?

Como registrar corretamente o domínio?

Qual empresa registradora devo escolher?

 

Devo Registrar um domínio .com junto com o .com.br?

Primeiro precisa entender a diferença e o motivo de uso de ambos. O domínio .com.br é feito para ser usado no Brasil. Cada país tem uma extensão de domínio diferente. O domínio .com tem por objetivo atuar no mercado internacional. É para quem precisa divulgar seu produto ou empresa em outros países, mesmo que seja na América do Sul. Se você fizer uma busca no Google aqui no Brasil vai ver nos resultados ou domínios .com ou .com.br, raramente vai encontrar com terminação referente a outros países. O .com.br raramente vai aparecer para que busca algo na Alemanha, só citando esse exemplo. O .com então seria o passaporte para entrar em outros países. Pergunte-se: Eu preciso tirar o passaporte se não vou sair do Brasil? Com essa diferença em mente, já fica fácil decidir se deve ou não fazer o registro de seu domínio nos dois formatos. Como citado no tópico anterior, Devo registrar vários nomes de domínios, apenas um domínio é necessário. Se for atuar só na sua região ou só no Brasil, não há necessidade de registrar os dois. Sem contar que o .com é feito com valor em dólar e normalmente em sites de fora do Brasil o que complica muito na hora que você precisa de alguma ajuda. Sites brasileiros que fazem o registro .com cobram mais caro.

Mas me falaram que se eu não registrar o .com o meu concorrente vai registrar e vou me prejudicar. Primeiro, como citado no tópico Que nome de domínio eu devo usar?, se você escolheu um nome com base na sua marca, vai ser muito difícil alguém querer usar o mesmo nome. Sem contar que, quem inicia as atividades na web primeiro tem preferência, quando se trata de cópias. E outra, se você montar a sua estrutura web corretamente, não vai dar margem pro teu concorrente usar a tua marca. Veja o caso da empresa Ache Perto, que é um site de cadastros de empresas e profissionais.  Os concorrentes criaram Ache Certo, Ache Fácil, Ache Aqui, etc, mas Ache Perto não, e só tem o .com.br registrado.

Dados para registrar um domínio

Como fazer o registro do domínio da maneira correta?

Isso é necessário, porque muitos ainda tem tido dores de cabeça por não terem feito os registro do domínio da maneira correta. Imagina você trabalhar pra fazer sua marca ter destaque, trazer tráfego para seu site e decide melhorar a plataforma de seu site para atender melhor os clientes. Vai ter que mudar de servidor. Na hora de começar a fazer a migração descobre que quem registrou o domínio não fez da maneira correta e você não tem mais acesso às configurações do domínio. Isso causa um transtorno enorme. Você fica limitado na situação que está e não pode mais ampliar seus negócios. Isso está sendo abordado porque já aconteceu várias vezes. Onde está o erro? Na maneira de registrar os domínios.

Quando uma outra pessoa registra o domínio para você, para facilitar a vida dele, ele coloca tudo no nome dele. É aí que você se complica. Então se alguém for registrar para você acompanhe de perto e oriente ele a colocar tudo no seu nome ou no nome da sua empresa.

Vamos aprender a registrar corretamente então. 

Dados necessários para fazer o registro do domínio

  • CPF ou CNPJ
  • Nome completo do responsável
  • Endereço completo
  • E-mail válido
  • Telefone

Se preencher os campos com todos esses dados seus, o domínio será registrado corretamente no seu nome. Se outra pessoa for fazer o registro para você, a única coisa que ele poderá alterar, para facilitar a vida dele, é o e-mail, mas, depois de registrado, peça para ele colocar o seu e-mail. Será necessário fazer a confirmação do e-mail com um link que vai para seu e-mail. Caso ele abandone a profissão, ou mude de cidade, ou outra coisa e você perca o contato com ele, por não ter o seu e-mail, você não vai conseguir restaurar a senha, caso perca. Nesse caso você não vai conseguir acessar a sua conta e não conseguirá fazer qualquer alteração nos registros.

Peça para mandar para seu e-mail todos os dados de cadastro, incluindo a senha de login e guarde bem essas informações. Uma das coisas mais importantes é ter sempre acesso à conta de e-mail que está no cadastro, é por meio dele que você consegue recuperar a senha caso a perca.

Veja como fica o registro feito da maneira correta

Domínio: seudominio.com.br
Titular: Seu nome ou de sua empresa
Documento: Seu Cpf ou Cnpj
País: BR
Contato do Titular: Seu Id
Contato Administrativo: Seu ID
Contato Técnico: Seu ID ou do Desenvolvedor, empresa de hospedagem, etc. É o único lugar que pode ser colocado um ID diferente do seu. Colocando o ID da pessoa que hospedará ou cuidará do site, ele não vai precisar acessar a sua conta no registro para fazer o trabalho dele. Isso vai garantir que você tenha total controle da situação.
Contato Cobrança: Seu ID

Fazendo o registro seguindo os passos acima, você não vai ter dor de cabeças no futuro.

Onde registrar o meu domínio?

Qual a melhor empresa no Brasil para registro de domínios?
E seu eu quiser registrar o domínio .com, onde devo registrar?

Aqui no Brasil a mais usada é a Registro BR. O valor anual do domínio é de R$ 40,00. Parte do valor pago com registros de domínios é revertido para a melhoria da internet no Brasil. Ela não presta serviços de hospedagem, nesse caso você vai ter que escolher um provedor de hospedagem de sites para poder hospedar seu site. Depois tem a Uol e a GoDaddy, que também prestam esses tipos de serviço. O valor da Uol é mais caro.

Para registro de domínios internacionais o .com o melhor lugar é a

Namecheap.

Entre em contato que te ajudo a registrar o domínio internacional.

Empresas para registro de domínios

Mais detalhes sobre registros de domínios brasileiros.

A maioria registra sempre o .com.br. Virou rotina, moda. Mas, se for pensar no objetivo do .com.br, poderia ser diferente. O “com” quer dizer que deve ser usado para atividades comerciais, ou seja, para ser usado para o comércio em geral, mas a moda pegou e todos registram o .com.br até para sites e blogs pessoais. 

No Brasil tem bastante opções ao registrar um domínio. Por exemplo, se você vai atuar apenas em uma cidade ou uma região específica, você pode escolher um domínio com a terminação de tua região, como .campinas.br. Dependendo da profissão ou segmento, você pode escolher uma categoria específica como: .art.br, específico para artistas. Profissionais liberais como advogados: .adv.br. Veja a lista completa aqui

Informações complementares em vídeos sobre registro de domínios

O que é um domínio?

Se você pretende criar um site ou um blog ele precisa de um domínio para que possa receber visitas dos usuários. Um domínio, é um nome que identifica facilmente um endereço ou um serviço na internet. Sem um domínio precisaríamos memorizar uma série de números para encontrar os sites. Essa indicação é feita usando uma tecnologia chamada DNS, que é uma base de dados que relaciona um nome de domínio de um site com seus endereços e, assim, leva os usuários aos conteúdos das páginas na internet.

Não basta ter apenas o nome do domínio, é preciso ter um serviço de hospedagem de sites para armazenar o conteúdo de seu site para ser acessado pelos visitantes.

Como Registrar um domínio?

Este vídeo tem um resumo do tópico: Como fazer o registro do domínio da maneira correta?

Precisa de ajuda para registrar um domínio?

Atendemos todo o Brasil

Horário Comercial

Segunda à sexta

das 9 às 18 horas

Ligue

14 98209-7951